Os três níveis dos serviços.

Normalmente, o profissional quando vai formatar  os seus serviços, ele se preocupa com o benefício ou serviço essencial, ou seja, a sua própria capacidade de resolver um problema do cliente. A grande questão é que os clientess  analisam a qualidade dos serviços em muito mais profundidade do que só o nível do benefício essencial. Eles também analisam o nível do serviço percebido e o nível do serviço ampliado.

serviço ampliado

 

O serviço essencial

 

Esse é o nível mais fundamental dos serviços prestados e que responde as seguintes perguntas: O que o paciente está querendo na verdade? Qual a necessidade que  o serviço realmente atende?

 

O serviço percebido

 

Raramente o cliente irá a um profissional somente por causa do serviço essencial, pois esse é envolto por outros atributos que serão percebidos pelo paciente e terão um impacto profundo nas suas percepções de valor:

 

  • Pessoal: as pessoas que executarão o serviço.
  • Nível de qualidade: o nível de confiança profissional com que o serviço é realizado.
  • Estratégia de marca: o nome e as imagens associadas ao serviço ou conjunto de serviços.
  • Processo: a seqüência de atividades necessárias à prestação do serviço.
  • Duração do serviço: o volume de tempo exigido do profissional para a execução do serviço.
  • Tempo de espera: quanto tempo o cliente terá de esperar antes que  o serviço seja concluído satisfatoriamente.
  • Equipamentos de apoio: as máquinas, os instrumentos e outros equipamentos utilizados pelo profissional para prestar o serviço.
  • Outros clientes: os outros clientes com os quais o cliente entrará em contato ou poderá interagir durante o serviço.
  • Honorários: o valor que será cobrado pela realização dos serviços.
  • Localização: o local onde o serviço será prestado.

 

Estes dois últimos itens terão um capítulo a parte mais a frente em nossa apostila.

 

O serviço ampliado

 

O profissional nesse nível pode agregar ao seu serviço percebido, outros serviços e benefícios adicionais que o paciente tenha interesse.  Um profissional que financia o valor da consulta ou aceita cheques pré-datados (dando crédito), está realizando um serviço ampliado, pois está substituindo uma financeira ou uma administradora de cartão de crédito. Quando educa o paciente sobre prevenção de um problema ou outro tema, está prestando um serviço na área de educação. Quando  dá garantias de sucesso num tratamento ou o dinheiro de volta, está substituindo uma seguradora…

 

Refletindo:

Que nota de 1 (péssimo) a 10 (ótimo), você daria ao seu serviço essencial? ____. De que forma você poderia melhorá-lo?

Que nota de 1 (ruim) a 10 (ótimo), você daria ao seu serviço percebido?____.

Que nota de 1 (ruim) a 10 (ótimo), você daria para cada item do serviço percebido: pessoal; nível de qualidade; estratégia de marca; processo; duração do serviço; tempo de espera; equipamentos de apoio e outros clientes?

Como você poderia aumentar a nota em cada um desses itens?

De que maneira você poderia agregar serviços ao nível de serviço ampliado?

 

Texto criado por Artur Vecchi, avecchi@portoweb.com.br,  para a apostila Marketing para Consultórios Médicos e adaptado para esse blog.

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